Os Benefícios do Kefir de Água

O kefir de água é uma bebida fermentada repleta de bactérias benéficas. É rápido e simples de preparar e quando pronto, absolutamente delicioso. Mesmo crianças podem apreciá-lo. O kefir de água é diferente do kefir de leite e por isso ideal para pessoas que tenham intolerância a lactose.

Os inúmeros benefícios do kefir são muito significativos para ignorá-lo.

O kefir da água é uma fonte maravilhosa de bactérias benéficas – conhecidas como probióticos. Também contém uma variedade de enzimas e vitaminas. Os probióticos nos ajudam a manter um intestino saudável, a digerir melhor os alimentos, prevenir alergias, aumentar nosso sistema imunológico e ajuda a dimininuir inflamação.

O kefir de água é feito com grãos de kefir – pequenos, translúcidos, um pouco gelatinosos constituídos por bactérias e leveduras variadas, água e açúcar.

Esta bebida é uma das minhas favoritas, deliciosa e saudável, um ótimo substituto ao refrigerante!

Para fazer seu próprio kefir de água, você precisará:

  • Grãos de kefir

  • Água

  • Açúcar

  • Limão

  • Figo seco

  • Vasilha de vidro

  • Paninho, filó ou filtro de café

  • Elástico

Modo de fazer:

Em uma vasilha de vidro coloque 1 litro de água filtrada, 4 colheres de sopa de açúcar mascavo e misture até diluir o açúcar. Adicione os grãos, 1 figo seco e metade de um limão. Cubra a vasilha com o filó e o elástico. Deixe o vidro dentro do armário ou um local escuro por 48 horas.

Depois das 48 horas, jogue o figo e limão fora e com a ajuda de uma peneira coloque o líquido em uma garrafa de vidro e os grãos em um potinho de vidro com tampa. Adicione fruta ou suco e gengibre e deixe a garrafa por mais 24 horas dentro do armário. Após este tempo, pode colocar a garrafa na geladeira e começar a tomar.

Os grãos vão ser reaproveitados, por isso coloque-os no potinho de vidro com água filtrada e 1 colher de de sopa de açúcar. Esses grãos podem ser guardados na geladeira por tempo indeterminado.

Sobre Camila

Sou Camila Lobato, apaixonada pelas coisas simples da vida. Pelo pé no chão, pela verdura colhida da horta, pela fruta tirada do pé, um mergulho no mar, livros de cabeceira e conversas ao redor de uma fogueira.

Aqui estão dicas, notas, aprendizados da minha jornada. Nascida em Minas Gerais, hoje morando no Canada. Advogada no Brasil e agora estudante de Nutrição Natural.

Ser Simples é um blog para dividir conhecimento, para te inspirar a fazer escolhas conscientes e a buscar o que é essencial.

Esta entrada foi publicada em Culinária, Nutrição, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *