Aveia para o café da manhã!

Uma das melhores maneiras de se nutrir e ter energia para começar o dia é consumir aveia cozida com frutas, sementes ou castanhas no topo ou in natural na vitamina. A aveia é colhida no outono, mas está disponível ao longo do ano e pode adicionar nutrição extra a diversos pratos.

Além dos inúmeros nutrientes, a aveia é muito versátil, pois pode ser misturada às saladas de frutas ou folhas, no preparo de massas para pães e biscoitos, nos mingaus, sucos e vitaminas.

Esse alimento é especialmente indicado se você está tentando prevenir ou atualmente está lidando com doença cardíaca ou diabetes. A aveia contém um tipo específico de fibra conhecida por ajudar a remover o colesterol ruim do sistema digestivo que acabaria na corrente sanguínea.

Desde 1963, estudos comprovam os efeitos benéficos desse alimento para melhorar os níveis de colesterol. As últimas pesquisas sugerem que a aveia possa ter outro mecanismo cardio-protetor.

Os componentes antioxidantes da aveia ajudam a evitar que os radicais livres atuem no colesterol, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares, de acordo com um estudo realizado na Universidade Tufts e publicado no The Journal of Nutrition.

Aveia também é muito conhecida por ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. As pessoas que têm diabetes podem adicionar a aveia as suas dietas para melhorar a digestão do amido e manter a glicemia estável. As fibras desse alimento permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual.

Aveia melhora a digestão de forma geral, facilitando o trânsito intestinal e evitando a prisão de ventre. Por ser rica em carboidratos de absorção lenta, a aveia mantém a sensação de saciedade por mais horas.

Sobre Camila

Sou Camila Lobato, apaixonada pelas coisas simples da vida. Pelo pé no chão, pela verdura colhida da horta, pela fruta tirada do pé, um mergulho no mar, livros de cabeceira e conversas ao redor de uma fogueira.

Aqui estão dicas, notas, aprendizados da minha jornada. Nascida em Minas Gerais, hoje morando no Canada. Advogada no Brasil e agora estudante de Nutrição Natural.

Ser Simples é um blog para dividir conhecimento, para te inspirar a fazer escolhas conscientes e a buscar o que é essencial.

Esta entrada foi publicada em Culinária, Nutrição, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *