Por que as dietas não funcionam?

Por mais que muitos neguem, as dietas tradicionais simplesmente não funcionam e muitas vezes contribuem para um ganho de peso ou para que nossa saúde fique em pior estado do que antes.

Se você quiser emagrecer rapidamente para uma festa ou para o verão pode até ser que aquela dieta que está na moda te ajude um pouco e você perca alguns kilos, mas reflita, o que aconteceu depois? Você conseguiu continuar a dieta? Conseguiu manter o peso? Provavelmente não.

Por isso na Nutrição Holística o mais importante é compreender à principal causa dos problemas. Procuramos mostrar para as pessoas que não temos como considerer o corpo como sendo separado da mente e do espírito.

A vida é interconectada e interdependente.

Fisiologicamente quando estamos fazendo uma dieta, nosso corpo reage ao contrário do que esperamos e desacelera. Isso acontece, porque dieta causa estresse no corpo e quando estamos estressados, produzimos altos níveis de cortisol e adrenalina – hormônios do estresse. Esses hormônios agem de forma que dificultam a eliminação do peso desejado.

Se uma dieta apenas se concentra em escolhas alimentares e calorias e não questiona o porquê continuamos buscando alimentos que diminuam nossa energia e nossa saúde, então estamos com o foco limitado, trabalhando apenas no nível da superfície.

A mudança duradoura deve ocorrer no nível externo analisando os alimentos que consumimos, bem como no interior, levando em consideração as atitudes conscientemente ou inconscientemente que nos levam a usar a comida como substituição a um sentimento ou dor que estamos evitando.

Sobre Camila

Sou Camila Lobato, apaixonada pelas coisas simples da vida. Pelo pé no chão, pela verdura colhida da horta, pela fruta tirada do pé, um mergulho no mar, livros de cabeceira e conversas ao redor de uma fogueira. Aqui estão dicas, notas, aprendizados da minha jornada. Nascida em Minas Gerais, hoje morando no Canada. Advogada no Brasil e agora estudante de Nutrição Natural. Ser Simples é um blog para dividir conhecimento, para te inspirar a fazer escolhas conscientes e a buscar o que é essencial.
Esta entrada foi publicada em Bem Estar, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *