Dicas holísticas para diminuir o desejo por doce

Quantas vezes você disse a si mesmo que não iria comer mais doce e depois de poucos dias teve aquele desejo incontrolável e se entregou a primeira sobremesa ou barra de chocolate à vista? Se você, como muitas pessoas, sente que é impossível ficar sem comer sobremesa ou se sente culpado depois de comer algo doce, você não está sozinho!

Embora seja de conhecimento comum que o consumo excessivo de açúcar tenha um impacto negativo na saúde, incluindo o aumento do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, ainda sim pode ser muito difícil ficar comer.

O problema com o açúcar surge com o consumo excessivo. Precisamos controlar o consumo ao invés de restringir estritamente a ingestão. O açúcar é altamente viciante, mas a medida que entendemos o porquê do desejo ou percebemos que ele pode estar sendo desencadeado por causas não diagnosticadas, fica mais fácil e efetivo seguir um plano de ação.

Concentre-se nessas dicas para ajudar a reduzir seus desejos e encontrar alternativas mais saudáveis.

  1. Inclua proteína como lentilha, feijão, quinoa, aveia, brócolis, ervilha, ovo e gorduras saudáveis como abacate, nozes e sementes, azeite, salmão selvagem em todas as refeições
  2. Evite pular refeições. A mudança no nível de açúcar no sangue pode levar a excessos ou forte desejo por doce
  3. Adicione vegetais doces à sua dieta. Alguns opções são: batata doce, beterraba, cenoura, abóbora
  4. Observe suas emoções! Existe uma ligação entre nossas emoções e o desejo por alimentos com alto teor de gordura e alto teor de açúcar. Comece trazendo consciência de quais emoções você está experimentando quando tem os desejos.
  5. Durma mais! Um estudo de 2016 mostrou que os participantes que durmiram cinco horas de sono ou menos à noite mostraram um aumento de 21% no consumo de bebidas quem contêm açúcar.

Sobre Camila

Sou Camila Lobato, apaixonada pelas coisas simples da vida. Pelo pé no chão, pela verdura colhida da horta, pela fruta tirada do pé, um mergulho no mar, livros de cabeceira e conversas ao redor de uma fogueira.

Aqui estão dicas, notas, aprendizados da minha jornada. Nascida em Minas Gerais, hoje morando no Canada. Advogada no Brasil e agora estudante de Nutrição Natural.

Ser Simples é um blog para dividir conhecimento, para te inspirar a fazer escolhas conscientes e a buscar o que é essencial.

Esta entrada foi publicada em Nutrição, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *