Maracujá para o estresse, ansiedade e insônia

O maracujá tem excelente efeito calmante. Ajuda a reduzir a ansiedade, melhorar a insônia e acalmar o sistema nervoso. As flores, folhas e caules podem ser usados para produzir esta maravilhosa medicina natural.

As propriedades antiespasmódica do maracujá ajudam a diminuir a tensão muscular e dores de cabeça e por ser rico em flavonoides, alcaloides e saparinas, age diretamente no sistema nervoso, sendo surpreendentemente útil para casos de pânico, nervosismo e inquietação.

Suas substâncias também estão diretamente ligadas ao controle da serotonina – o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. A serotonina ajuda a regular o sono, melhorar o humor, é uma das chaves do tratamento da enxaqueca e ajuda no controle da saciedade.

O maracujá deve ser evitado por pacientes com pressão baixa ou que façam uso de calmantes e sedativos.

Pode-se usar o maracujá de diversas formas:

Faça um chá com 1 colher das folhas secas de maracujá. Coloque 200 ml de água para ferver e desligue o fogo. Coloque a água numa xícara e acrescente uma colher de sopa de folhas secas de maracujá. Tampe a xícara e mantenha abafado por dez minutos. Coe e beba puro ou depois de frio use como base para smoothies.

Aconselha-se o consumo de uma à três xícaras de chá por dia, mas a cada 5 dias faça uma pausa de 2 dias.

Adicione uma ou duas gotas de óleo essencial de maracujá no seu banho ou no seu travesseiro à noite – certifique-se de obter um óleo de alta qualidade.

Sobre Camila

Sou Camila Lobato, apaixonada pelas coisas simples da vida. Pelo pé no chão, pela verdura colhida da horta, pela fruta tirada do pé, um mergulho no mar, livros de cabeceira e conversas ao redor de uma fogueira.

Aqui estão dicas, notas, aprendizados da minha jornada. Nascida em Minas Gerais, hoje morando no Canada. Advogada no Brasil e agora estudante de Nutrição Natural.

Ser Simples é um blog para dividir conhecimento, para te inspirar a fazer escolhas conscientes e a buscar o que é essencial.

Esta entrada foi publicada em Bem Estar, Culinária, Nutrição, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Maracujá para o estresse, ansiedade e insônia

  1. Liliane Simplicio disse:

    Dica maravilhosa como sempre Camila. Gratidão. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *