Uma em cada oito pessoas vai dormir com fome todos os dias

 Desperdicio*Foto retirada do site Globe Advisors

Qual a quantidade de comida que você desperdiça ou joga fora por semana? Estudos comprovam que aproximadamente um terço dos alimentos para consumo humano é perdido ou desperdiçado em todo o mundo, o que equivale a cerca de 1,3 bilhões de toneladas por ano.

Jogar alimento fora ou não o consumir representa um desperdício de recursos utilizados na produção, como terra, água, energia e insumos. Isso significa também que grande quantidade dos recursos utilizados na produção de alimentos são usados em vão. Assim como as emissões de gases de efeito estufa causadas pela produção desses alimentos, também são em vão.

Se reduzirmos a quantidade de comida que desperdiçamos, veremos um benefício tanto na parte financeira como no ambiente. De acordo com o Wall Street Journal, uma família americana média de quatro pessoas desperdiça em torno de $ 500 a $ 2000 dólares por ano.

Em Toronto, uma família de duas pessoas descarta cerca de 275 quilos de resíduos de alimentos a cada ano. Isso significa que um em cada quatro alimentos comprados acaba indo parar no lixo.

Em 2010 menos de 3% dos resíduos alimentares foi recuperado, reciclado e usado como compostagem.

Cada tonelada de alimentos desperdiçados equivale a 3,8 toneladas de emissões de gases de efeito estufa.

Todos os dias, uma em cada oito pessoas vai dormir com fome.

Se reduzirmos o desperdício de alimentos em 20% teremos comida suficiente para alimentar 25 milhões de pessoas.

Algumas dicas para ajudar você a reduzir o desperdício de alimentos.

Antes de ir às compras:

Faça uma lista do que você tem na geladeira, freezer e despensa e outra com o que realmente precisa comprar.

Faça um plano de refeições para a semana – pense sobre quanto tempo você tem para cozinhar e se irá almoçar ou jantar fora.

Evite a tentação de encher a geladeira, compre apenas o que você precisa para a semana.

Quando for comer fora:

Caso haja sobra, peça um recipiente e leve para casa para comer depois.

Evite pedir entrada ou divida com outra pessoa.

Observe a sua fome e faça o pedido de acordo. Talvez somente uma entrada irá te  satisfazer ou apenas o prato principal. Decida antes de pedir!

Sobre Camila

Sou Camila Lobato, apaixonada pelas coisas simples da vida. Pelo pé no chão, pela verdura colhida da horta, pela fruta tirada do pé, um mergulho no mar, livros de cabeceira e conversas ao redor de uma fogueira.

Aqui estão dicas, notas, aprendizados da minha jornada. Nascida em Minas Gerais, hoje morando no Canada. Advogada no Brasil e agora estudante de Nutrição Natural.

Ser Simples é um blog para dividir conhecimento, para te inspirar a fazer escolhas conscientes e a buscar o que é essencial.

Esta entrada foi publicada em Bem Estar, Meio Ambiente, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *