Para balancear os hormônios e ajudar na perda de peso

Hormonio e detox

Você sabia que há uma ligação entre o desequilíbrio hormonal, a inflamação e o ganho de peso? Considerando-se que os hormônios se comunicam e influenciam praticamente todos os processos fisiológicos do corpo, para manter um peso ideal é essencial equilibrar os hormônios.

Nosso corpo utiliza os hormônios para diversas funções do corpo, incluindo a reprodução, a fome e a saciedade. A inflamação, principal causa da doença crônica, ganho de peso e obesidade são muitas vezes decorrentes de desequilíbrios hormonais.

Diminua a exposição a todos os alimentos e produtos que aumentam os níveis de estrogênio como garrafas de plástico, cosméticos, detergentes e produtos de limpeza, café convencional, soja não fermentada, pesticidas, alimentos não orgânicos, refrigerantes, etc.

Aumente a ingestão de vegetais crucíferos como brócolis, couve-flor, repolho; de fibras como nozes, semente de linhaça, chia, vegetais crus e frutas; e vitaminas do complexo B encontrado em vegetais verdes e abacate. Coma alimentos com sabor amargo, como dente de leão e rúcula para aumentar o fluxo de bile e desintoxicar o fígado. Use suplementos probióticos e coma alimentos fermentados como chucrute, kefir e kombucha para aumentar as boas bactérias no intestino.

Diminua a quantidade de açúcar na alimentação. O açúcar, além de gerar altos e baixos no humor e na energia, também tem influência em um dos hormônios mais importantes do corpo: a insulina. Ela está intimamente ligada a todos os outros hormônios, incluindo o estrogênio e a testosterona.

Equilibre os efeitos do cortisol reduzindo o estresse. O estresse contribui para o ganho de peso excessivo. Altos níveis do hormônio do estresse cortisol pode desequilibrar o açúcar no sangue, aumentar os desejos e desestabilizar o estrogênio e a progesterona.

Exercite-se e faça musculação pelo menos três vezes por semana. Se você quer queimar gordura, melhorar o humor e aumentar a força, nada melhor do que a musculação.

Sobre Camila

Sou Camila Lobato, apaixonada pelas coisas simples da vida. Pelo pé no chão, pela verdura colhida da horta, pela fruta tirada do pé, um mergulho no mar, livros de cabeceira e conversas ao redor de uma fogueira. Aqui estão dicas, notas, aprendizados da minha jornada. Nascida em Minas Gerais, hoje morando no Canada. Advogada no Brasil e agora estudante de Nutrição Natural. Ser Simples é um blog para dividir conhecimento, para te inspirar a fazer escolhas conscientes e a buscar o que é essencial.
Esta entrada foi publicada em Bem Estar, Nutrição, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Para balancear os hormônios e ajudar na perda de peso

  1. Helem Roxane disse:

    Muito grata pelo texto muito informativo e importante! Nossos hormonios são a chave da nossa saude e equilibrio. Tudo que pudermos fazer p/ mante-los equilibrados,principalmente de maneira mais natural, será sempre bem vindo.
    Felicidades!

  2. Pedro disse:

    Adorei o texto! Bem legal!
    Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *