Kefir: conheça esse superalimento!

Graos de kefir*grãos de kefir de leite

Você já ouviu falar sobre kefir? Kefir é considerado um superalimento e pode ser feito de água ou de leite. Kefir é um alimento probiótico com incontáveis benefícios e usado por seres humanos há mais de 4.000 anos. Esssa prática antiga teve início nos povos da região do Cáucaso.

Você deve estar se perguntando, o que é kefir?

É um produto lácteo fermentado feita pela adição de culturas bacterianas, grãos de kefir, ao leite. Isso faz com que o açúcar do leite seja transformado em ácido láctico, fermento. O Kefir possui um aspecto semelhante ao iogurte, mas o seu valor nutricional e terapêutico é muito superior.

O que o torna um superalimento?

O kefir está repleto de boas bactérias – mais do que qualquer outro iogurte. Essas boas bactérias são encontradas em nosso aparelho digestivo – na casa dos trilhões! Boas bactérias são importantes para a nossa saúde, porque ajudam a evitar as doenças, manter o sistema digestivo saudável, melhorar o sistema imunológico, auxiliar na perda de peso e, claro, matar as bactérias ruins como salmonella e clostridio.

Como fazer?

A bebida preparada em casa é melhor. Em um vidro, adicione os grãos de kefir no leite e cubra com o guardanapo. Deixe o vidro em cima da pia da cozinha por 24 horas para fermentar. Depois deste período, o leite deve ser coado e os grãos do kefir são adicionados a outro leite, fazendo assim de forma cíclica, por tempo indeterminado. É mais indicado usar leite cru/não pasteurizado, mas se for usar leite pasteurizado, use um que tenha pelo menos 3% de gordura.

Como consumir?

Você pode beber o líquido depois de coado ou adicionar granola, sementes e mel ou fazer um smoothie.

Como conseguir os grãos de kefir?

Descobri na internet essa comunidade que doa e vende os grãos de kefir.

Sobre Camila

Sou Camila Lobato, apaixonada pelas coisas simples da vida. Pelo pé no chão, pela verdura colhida da horta, pela fruta tirada do pé, um mergulho no mar, livros de cabeceira e conversas ao redor de uma fogueira.

Aqui estão dicas, notas, aprendizados da minha jornada. Nascida em Minas Gerais, hoje morando no Canada. Advogada no Brasil e agora estudante de Nutrição Natural.

Ser Simples é um blog para dividir conhecimento, para te inspirar a fazer escolhas conscientes e a buscar o que é essencial.

Esta entrada foi publicada em Culinária, Nutrição, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Kefir: conheça esse superalimento!

  1. Liliane Simplício disse:

    Que legal Camila. É muito bom informar sobre o kefir. Muitas pessoas não conhecem. Eu uso e adoro. Parabéns por divulgar tanta coisa boa. Compartilhar tanta sabedoria pra nós. Super beijo.

  2. Pedro disse:

    O kefir é mesmo bem saudável! Você se sente muito bem depois que o consome!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *