Benefícios do alho

Alho

Dia 19 de abril foi o dia Nacional do Alho no Canada! Conhecido como uma droga natural, o alho é reconhecido por suas propriedades medicinais. Quando comido cru, o alho contribui no tratamento e prevenção de doenças e quando utilizado na culinária adiciona um sabor incomparável a comida.

Nativo da Ásia Central, o alho tem uma longa história e tem sido cultivado há pelo menos 6.000 anos. A China é atualmente o maior produtor mundial de alho seguido por Índia, Coreia do Sul, Egito e Rússia. Inicialmente o alho não foi utilizado como um alimento, mas como uma erva curativa.

O alho sempre foi conhecido pela capacidade de melhorar a saúde de forma geral, aumentar a longevidade humana, prevenir certos tipos de câncer, diminuir os níveis de colesterol, diminuir a pressão alta e combater o resfriado comum.

Atualmente o alho tende a ser utilizado exclusivamente na cozinha, já que medicamentos modernos têm substituído o uso deste como erva curativa. Na Rússia o alho é conhecido como a “penicilina russa” e o óleo é utilizado em hospitais e clínicas.

A erva que também pode ser considerado um vegetal é rico em proteínas, vitaminas A, B1 e C e contém minerais essenciais tais como cálcio, magnésio e ferro. Além disso, contém dezessete diferentes aminoácidos. Mas ao ser cozinhado, o alho perde cerca de 90% da sua capacidade microbicida e medicinal. 

Quando usado para fins medicinais, alguns benefícios são:

  1. Diminui a pressão sanguínea
  2. Reduz o colesterol LDL(ruim) e aumenta o colesterol HDL(bom)
  3. Capacidade anti-inflamatória
  4. Antibacteriano, antifúngal e antiviral
  5. Prevenção do câncer
  6. Ajuda no metabolismo do ferro. O alho em si não tem ferro, mas estudos comprovaram que o alho pode ajudar a absorver ferro.

Sobre Camila

Sou Camila Lobato, apaixonada pelas coisas simples da vida. Pelo pé no chão, pela verdura colhida da horta, pela fruta tirada do pé, um mergulho no mar, livros de cabeceira e conversas ao redor de uma fogueira.

Aqui estão dicas, notas, aprendizados da minha jornada. Nascida em Minas Gerais, hoje morando no Canada. Advogada no Brasil e agora estudante de Nutrição Natural.

Ser Simples é um blog para dividir conhecimento, para te inspirar a fazer escolhas conscientes e a buscar o que é essencial.

Esta entrada foi publicada em Nutrição, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *