Deliciosa Receita De Granola Caseira!

 granola

Muitos alimentos parecem ser saudáveis, mas na verdade estão longe de serem as melhores opções para serem consumidos diariamente. Um exemplo disso são os chamados cereais matinais.

Somos induzidos a pensar que os cereais matinais fazem parte de um café da manhã equilibrado. Basta olhar para o rótulo e você verá frases, tais como grãos integrais, natural, enriquecido com vitaminas, sem glúten e rico em fibras, todas as palavras-chave que dão aos consumidores a impressão de que os cereais são saudáveis. Entretanto, a realidade é muito diferente da verdade.

O conteúdo da maioria dos cereais não é muito melhor do que o de um biscoito, mas mesmo assim os cereais são comercializados como saudáveis. Muitos cereais matinais geram acúmulo de açúcar na corrente sanguínea, e têm uma alta dose de gorduras trans, conservantes, corantes artificiais, aromatizantes e outros produtos químicos. Muitos também são feitos com milho e soja transgênicos e adoçados com xarope de milho. Aqui já expliquei sobre os alimentos transgênicos.

De acordo com análise publicada no Journal of American Dietetic Association, descobriu-se que os cereais infantis têm mais açúcar, sódio, carboidratos e calorias por grama do que os cereais não comercializados para as crianças. Foram analisadas 161 marcas de cereais. De forma geral, uma porção de cereal contém 11% do limite diário máximo de açúcar sugerido para meninos que fazem atividade física com idade entre 14 a 18 anos, e surpreendentemente 92% da ingestão máxima diária de açúcar sugerido para as meninas sedentárias com idade entre 9 a 13.

Como uma alternativa, sugiro que faça o seu próprio cereal!

Ingredientes: 

  • 4 copos de aveia em flocos
  • 2 copos de flocos de arroz
  • 1 copo de semente de girassol
  • ½ copo de semente de gergelim branco
  • 2 col sopa de açúcar mascavo
  • ¾ copo de óleo de coco
  • 1 pitada de sal do himalaia
  • 1 col sobremesa de essência de baunilha
  • ½ ou 1 copo de castanha do pará, castanha de caju, amendoas e nozes levemente quebradas
  • ¼ copo de uvas passas
  • 1 copo de lascas de coco seco ou ralado sem açúcar

Outros ingredientes que podem ser adcionados aos ingredientes acima ou substitui-los: 

Flocos de quinoa, farelo, germe de trigo, frutas secas, mel, canela

Utilizo o copo de arroz como medida:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Instruções:

  1. Misture em uma vasilha a aveia em flocos, os flocos de arroz, as sementes de girassol e as sementes de gergelim branco.
  2. Em uma panela em fogo baixo adicione o açúcar mascavo, o óleo de coco, o sal e a essência de baunilha. Quando o açúcar dissolver, derrame esse líquido sobre a vasilha com os ingredientes secos e misture bem.
  3. Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio por 20 minutos. Retire do forno, adicione as castanhas, as uvas passas e o coco e volte para o forno por mais 10 minutos.
  4. Retire do forno, deixe esfriar completamente e guarde em uma vasilha com tampa.

Sobre Camila

Sou Camila Lobato, apaixonada pelas coisas simples da vida. Pelo pé no chão, pela verdura colhida da horta, pela fruta tirada do pé, um mergulho no mar, livros de cabeceira e conversas ao redor de uma fogueira. Aqui estão dicas, notas, aprendizados da minha jornada. Nascida em Minas Gerais, hoje morando no Canada. Advogada no Brasil e agora estudante de Nutrição Natural. Ser Simples é um blog para dividir conhecimento, para te inspirar a fazer escolhas conscientes e a buscar o que é essencial.
Esta entrada foi publicada em Culinária, Nutrição. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Deliciosa Receita De Granola Caseira!

  1. Giselle M Miranda Silva disse:

    Camila, comi a que a Liana fez e fiquei apaixonada vou tentar fazer aqui pra casa também. Bjim

  2. Lúcia Cortez disse:

    Camila, eu perdi o hábito de comer cereais matinais. Comprava-os pronto e sentia o açúcar em excesso com um gosto de papel velho molhado. “Desgostei”. Lendo a sua receita me deu vontade de experimentar outra vez. Depois te conto o experimento☺️😋.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *