Você tem fome de que?

 heart

Comer emocional e compulsivamente é a causa de muitos problemas de saúde. Quando a maior parte da nossa alimentação consiste em alimentos refinados, criamos desequilíbrios nutricionais que levam a um caos hormonal.

Alguns alimentos podem ter efeitos viciantes. Por exemplo, quando você come chocolate, o corpo libera vestígios de humor e satisfação elevando hormônios. Isto pode reforçar a sua preferência por alimentos que estão intimamente associados a esses sentimentos.

Comer emocionalmente é um hábito adquirido. Se você está com raiva, triste, feliz, entediado ou ansioso, o alimento pode trazer-lhe conforto e/ou prazer temporário e deixar escapar de sentimentos de tristeza ou medo.

Não há nenhuma dúvida: o que comemos é impulsionado pelo nosso estado emocional. Quando paramos por alguns momentos durante nosso agitado dia entramos em contato com o que não está indo bem em nossas vidas. Então, usamos comida ou álcool para suprimir essas percepções e sentimentos.

Mas por que fazemos isso? Porque temos medo de sentir! É por isso que os antidepressivos são uma das drogas mais prescritas atualmente em todo o mundo.

Entender por que você escolhe certos alimentos e a quantidade que come é a chave para diminuir os desejos e voltar ao equilíbrio. Se você não tratar a causa, a raiz e suas emoções, os alimentos sempre terão controle sobre você.

Ter consciência da fome emocional é um importante ponto de partida. Além disso, comece a distinguir entre a verdadeira fome física e a necessidade de comer para trazer o conforto.

Não tenha vergonha de pedir ajuda e AME a si mesmo. Comer emocionalmente fica fora de controle quando não nos colocamos em primeiro lugar e usamos a comida para nos acalmar.

Faça atividade física. O exercício irá ajudá-lo a amar mais o seu corpo, aumentar a sua confiança, melhorar a saúde em geral e reduzir o estresse. Os efeitos do aumento de humor e alegria adquiridos com a atividade física podem ajudá-lo a diminuir a quantidade do que come por fundo emocional.

Sobre Camila

Sou Camila Lobato, apaixonada pelas coisas simples da vida. Pelo pé no chão, pela verdura colhida da horta, pela fruta tirada do pé, um mergulho no mar, livros de cabeceira e conversas ao redor de uma fogueira. Aqui estão dicas, notas, aprendizados da minha jornada. Nascida em Minas Gerais, hoje morando no Canada. Advogada no Brasil e agora estudante de Nutrição Natural. Ser Simples é um blog para dividir conhecimento, para te inspirar a fazer escolhas conscientes e a buscar o que é essencial.
Esta entrada foi publicada em Bem Estar, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Você tem fome de que?

  1. Kao Souza disse:

    Camila, fiquei encantada com o seu site pois partilho a mesma opinião e busco sempre os alimentos naturais e sem conservantes. Penso que uma alimentação saudável, aliada a atividade física são os pilares para termos saúde e qualidade de vida. Pode ter a certeza que sempre vou visitar o seu site em busca de mais informação. Obrigada e muito sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *