Conheça as sementes e seus benefícios!

chia-seed-699962_1280

Chia

Uma rica fonte de Ômega 3, fibra, ferro, antioxidante e proteína.  Ômega 3 é uma gordura indispensável para o nosso corpo e a chia é a melhor fonte vegetal desse nutriente. Tem grande ação antioxidante, que ajuda na saúde do sistema cardiovascular e do sistema nervoso, evitando desde a hipertensão à depressão. É também uma boa fonte de cálcio.

flax-seed-983769_1280

Sementes de linhaça

Devem ser consumidas moídas para que o corpo absorva os nutrientes. Uma rica fonte de Ômega 3, o que contribui na melhora da memória, auxilia no tratamento de depressão e prevenção de Alzheimer. Aumentam a produção de hormônios relacionados à saciedade no intestino e tem bom potencial anti-inflamatório.

021-raw-pepitas-1038x576

Sementes de abóbora

As características em destaque são: ricas em proteína e zinco, fortalecem o sistema imunológico. Os seus altos níveis de proteína ajudam a estabilizar o açúcar do sangue quando consumido em pequenas quantidades ao longo do dia. Zinco é um mineral que protege a próstata, sendo por isso um importante alimento para a saúde dos homens. São também ricas em magnésio, relaxante natural benéfico para o coração.

sunflower-1049478_1280

Sementes de girassol

Rico em vitamina E e fitoesterol, ajudam a reduzir os  níveis de colesterol. A vitamina E é um poderoso antioxidante capaz de neutralizar a ação dos radicais livres e proteger as membranas das células, inclusive dos neurônios. Ajudam a minimizar os sintomas da menopausa. Contêm grande quantidade de fibras, o que ajuda na manutenção do funcionamento intestinal.

0717_multicolor-quinoa

Quinoa

Encontrada em diferentes cores, a quinoa é uma excelente fonte de proteína e contém todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo, inclusive aqueles que o organismo não fabrica naturalmente. Fonte das vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E, possui minerais como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco e manganês. Possui fitoestrógenos, substâncias naturais que ajudam a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.
Por seu extraordinário valor nutritivo, foi qualificado como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Acadêmia de Ciências dos Estados Unidos.

Sobre Camila

Sou Camila Lobato, apaixonada pelas coisas simples da vida. Pelo pé no chão, pela verdura colhida da horta, pela fruta tirada do pé, um mergulho no mar, livros de cabeceira e conversas ao redor de uma fogueira. Aqui estão dicas, notas, aprendizados da minha jornada. Nascida em Minas Gerais, hoje morando no Canada. Advogada no Brasil e agora estudante de Nutrição Natural. Ser Simples é um blog para dividir conhecimento, para te inspirar a fazer escolhas conscientes e a buscar o que é essencial.
Esta entrada foi publicada em Nutrição. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Conheça as sementes e seus benefícios!

  1. Pingback: Salada rápida e nutritiva de quinoa | Ser Simples

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *