3 Sobremesas para os momentos de desejo!

Sobremesa

Estudos recentes comprovam que o açúcar é tão viciante como o tabagismo e outras drogas. Na verdade basta prestarmos atenção ao que nosso corpo pede e/ou deseja para confirmar que estamos viciados em açúcar.

Em média uma pessoa consome 80 kilos de açúcar por ano! Quase a metade desse valor vem de produtos que têm açúcares escondidos como refrigerante, álcool, barras de cereais, granola, ketchup, iogurte, pães, suco , bacon, embutidos como a salsicha, a linguiça etc.

O açúcar provoca perdas de minerais como cromo, magnésio e cálcio, suprime o sistema imunológico, provoca o envelhecimento prematuro, é umas das causas de déficit de atenção, depressão, mudança de humor e faz você ganhar peso.  O açúcar é a principal causa de obesidade, NÃO a  gordura saturada.

De acordo com o Serviço de Saúde da Universidade de Columbia/Estados Unidos, quando comemos 100 gramas de açúcar – normalmente o que contém em 1 litro de refrigente – nossas células brancas se tornam 40% menos efetivas, ou seja, perdem em 40% a capacidade de matar germes e bactérias.

Para os momentos de desejos, escolha opções mais nutritivas. Pense no impacto para a sua saúde a longo prazo!

Doce de maça e/ou pera : pegue uma maça ou uma pera, rale e coloque para cozinhar. Não precisa adicionar água ou açúcar. Retire do forno e coloque canela e nozes em cima.

“Brigadeiro” de tâmara: nozes, coco ralado sem adição de açúcar, tâmaras picadas, óleo de coco, sal do himalaia ou sal marinho, essência da baunilha. Bater todos os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos até formar uma massa espessa. Faça bolas com o formato de brigadeiro e deixe na geladeira por uma hora antes de servir.

Torta de batata doce adaptada daqui:

Para a crosta: nozes pecan, tâmaras, canela e sal do himalaia ou sal marinho. Bater levemente as nozes pecan no liquidificador e reservar; bater as tâmaras com um pouco de água no liquidificador até obter uma pasta; adicionar ao liquidificador as nozes pecan, sal, e a canela e bater mais um pouco. Se quiser evitar o  açúcar das tâmaras, pode-se fazer a receita apenas adicionando um pouco de água ao bater as nozes pecan. Coloque a massa formada em uma forma, preferencialmente de fundo removível.

Para o recheio: 2 batatas doce cozidas (veja os benefícios da batata doce aqui), 2 ovos, ½ copo de leite de amêndoas ou coco, 2 colheres de mel (opcional), 1 colher de canela em pó, 1 colher de noz-moscada em pó, 1 colher de gengibre em pó, 1 pitada de sal do himalaia ou sal marinho e 1 colher de essência da baunilha. Bater todos os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos até formar um purê. Coloque o recheio em cima da crosta e leve ao forno por 1 hora.

Se você souber de alguma receita saborosa e nutritiva divida conosco!

Sobre Camila

Sou Camila Lobato, apaixonada pelas coisas simples da vida. Pelo pé no chão, pela verdura colhida da horta, pela fruta tirada do pé, um mergulho no mar, livros de cabeceira e conversas ao redor de uma fogueira. Aqui estão dicas, notas, aprendizados da minha jornada. Nascida em Minas Gerais, hoje morando no Canada. Advogada no Brasil e agora estudante de Nutrição Natural. Ser Simples é um blog para dividir conhecimento, para te inspirar a fazer escolhas conscientes e a buscar o que é essencial.
Esta entrada foi publicada em Culinária, Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *